Intervenção em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2023/2024

Código: PG_EE11
Sigla: INEDC
Secção/Departamento: Ciências Sociais e Pedagogia
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
PG_EE 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Luísa Manuela da Costa Ramos de Carvalho
Corpo docente: Gina Cláudia Enguiça Marques Pereira de Lemos

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

No fim da UC, o/a formando/a será capaz de: 1. Reconhecer o compromisso com a inclusão e as opções metodológicas da abordagem multinível e o Desenho Universal para a Aprendizagem como indispensáveis à Educação Inclusiva; 2. Descrever, selecionar e fundamentar as medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão; 3. Descrever modelos, estratégias e programas de intervenção no âmbito dos perfis específicos estudados na UC Avaliação em Necessidades Educativas Especiais no Domínio Cognitivo; 4. Construir planos de intervenção adequados à criança/jovem e seus contextos significativos; 5. Reconhecer o valor e a importância do trabalho desenvolvido no contexto da Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI).

Conteúdos programáticos

1. Compromisso com a inclusão e opções metodológicas: Abordagem multinível e Desenho Universal para a Aprendizagem
2. Medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão
3. Modelos, estratégias e programas de intervenção no âmbito dos perfis específicos com enfoque no domínio cognitivo (estes e outros que se considerem pertinentes e oportunos para o grupo em causa): défices intelectuais, perturbação do espectro do autismo, perturbação de hiperatividade e défice de atenção, perturbações específicas da aprendizagem (na leitura, na escrita, na matemática), sobredotação e altas habilidades


Metodologias de ensino

As aulas desta UC organizam-se em sessões presenciais, onde é privilegiado o recurso a técnicas de aprendizagem ativas, que envolvam os/as formandos/as em tarefas de pensamento crítico sobre as suas práticas pedagógicas. As técnicas pedagógicas são passíveis de serem exploradas em atividades individuais (e.g. diário de bordo, quizz), participativas (e.g. questionamento, mapa concetual partilhado), e colaborativas (e.g. grupos de discussão/fóruns, estudos de caso, construção de materiais de e para a aprendizagem, portefólio). As horas de trabalho autónomo constituem os momentos dedicados ao processo individual de desenvolvimento de competências transversais (e.g. processamento e análise de informação, raciocínio, resolução de problemas, metacognição, pensamento crítico, pensamento criativo, autorregulação) aplicadas aos conteúdos trabalhados nesta UC.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC


Metodologia e provas de avaliação

A avaliação contínua baseia-se na análise de:
a) Um registo desenvolvido em grupo (que contribui com 40% para a classificação final);
b) Uma partilha desenvolvida em grupo e apresentada/discutida em contexto de turma (que contribui com 60% para a classificação final); e
c) Cinco Diários de Bordo individuais (um por aula).
São considerados os seguintes critérios de avaliação: rigor e riqueza, linguagem afirmativa/ comunicação positiva, clareza da informação e linguagem, registo semanal no diário de bordo, adequação dos recursos de apoio criados e utilizados, gestão do tempo.

A avaliação sumativa consiste num exame escrito, cujo resultado corresponde à classificação final.

Regime de assiduidade

De acordo com a regulamentação prevista.

Bibliografia

Alves, I., Pinto, P. C., Pinto, T. J. (2020). Developing inclusive education in Portugal: Evidence and challenges. Prospects, 49, 281-296. https://doi.org/10.1007/s11125-020-09504-y
Kauffman, J. M. (2020). On educational inclusion: Meanings, history, issues and international perspectives. Routledge.
Mitchell, D., & Sutherland, D. (2020). What really works in special and inclusive education: Using evidence-based techniques. Routledge. https://doi.org/10.4324/9780429401923
Pereira, F. (Coord.) (2018). Para uma educação inclusiva: Manual de apoio à prática. Ministério da Educação/ Direção-Geral de Educação. Disponível em http://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/manual_de_apoio_a_pratica.pdf
Schuelka, M. J., Johnstone, C. J., Thomas, G., & Artiles, A. J. (2019). The SAGE handbook of inclusion and diversity in education. Sage Publishing.

A docente disponibiliza na plataforma moodle todos os recursos que servem de apoio às sessões.

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